sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami no Japão, bendengó no Brasil

Terremoto de magnitude 8.9 atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira, seguido de um tsunami com ondas de até dez metros de altura, e causou danos a diversas cidades da região (veja o vídeo).


É o pior tremor a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor foi seguido por ao menos 19 réplicas, muitas delas de magnitude 6.0. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.

A agência de desastres informou que mais de 200 pessoas morreram no tremor seguido por tsunami.

Dadas as proporções do desastre, os números chamam atenção, considerando os 903 mortos e os 370 desaparecidos na região serrana do Rio de Janeiro (veja aqui).

Não dá nem se pode comparar porque nenhuma tragédia humana cabe em estatísticas. Mas lá funciona uma Agência Meteorológica, com tecnologia preventiva, autoridades agem a tempo e responsavelmente diante da ameaça. Por aqui, conta-se com a ajuda divina, as ditas autoridades aparecem é depois, pairando de helicóptero sobre a eleitoreira desgraça alheia.  

(Foto: Editora Abril)

Depois, nem se toca no assunto. Vai um carnaval “made in China” ali, uma copa de mundo e uma olimpíada superfaturadas acolá para PACóvio pagar a conta e, depois, bebemorar e esquecer.  

Até que sobrevenha a próxima calamidade.

E gente aí estufa orgulhoso peito a dizer que odeia política.

A se gabar de que aqui não tem terremoto, tufão, tsunami.

Pois nem precisa. Com a avalanche de lama da corrupção e tanto desabamento moral, o flagelo da roubalheira e o cinismo tiririca fazem chuva de bendengó.

Ética? Só garoa.  

Um comentário: