segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Olha para o céu!

Veio de Laura o cartão desejando feliz aniversário.
E veio com a foto do alinhamento dos planetas Mercúrio, Vênus e Saturno sobre as pirâmides de Gizé, que acontece no céu de hoje, 3 de dezembro.
O fato não havia me chamado a atenção.
Mas leio sobre o assunto e fico informado, com pompa e circunstância telescópicas de um website plunct-plact-zum que não deixa a imaginação ir a lugar nenhum, de que o fenômeno é uma sizígia.
Uma sizígia ocorre quando três ou mais corpos celestes de um mesmo sistema gravitacional se alinham.
Mais um site informa que este alinhamento planetário com as pirâmides de Gizé acontece a cada 2.737 anos.  
Outro diz que tal equilíbrio dos astros não é uma imagem realista. 
Outro ainda, astrônomo profissa, faz tábula rasa dessa configuração. Esquadrinha cálculos, coordenadas geográficas, esmiuça photoshops e, todo racional, declara solene que tudo não passa de crença new age. Afinal, a depender de nossa perspectiva, existe sempre alguma coisa alinhada no céu sobre algo na Terra.  
Outros enxergam nos planetas alinhados com as três pirâmides um significado espiritual, associam com prenúncios do calendário maia, vasculham, mais que o firmamento, o pensamento mágico.
Eu? Repito a palavra sizígia, ao mesmo tempo em que me recordo de um livro, Olha para o céu, Frederico!, lido na passagem do cometa juventude.
Sizígia, sizígia. Vem à memória um poema que há muito escrevi com essa mesma palavra. É um desses poemas que dorme eternamente no berço esplêndido das gavetas, de um tempo quando eu olhava para o céu querendo ver mais que estrelas. E apontava sem medo de verrugas no dedo para um lugar conhecido (eu sei), cujo verdadeiro nome não sei, não sei.  
Ora leio o cartão e nem me interessam as controvérsias astronômicas, científicas, místicas, apocalípticas, o alinhamento ou o desalinho dos corpos celestes. Nem se raras são – ou não – as conjunções celestiais. Nem as coincidências – inescapáveis ou não, visíveis ou não – que do céu gravitam, pesam sobre mim. Sobre nós.
Nem me interessa qualquer certeza que derrube com assombro exemplar, se tem explicação, não tem, não tem, a vida que arde, como diz o verso da canção.
Mas a imagem dos planetas sobre as pirâmides me fez, sim, olhar para o céu, fez pensar que um acontecimento nas órbitas planetárias é um belo cartão postal para uma data, qualquer data. 
E pensar que em todo o mundo, movendo crenças, com esguelha cética ou com a corriqueira, benfazeja esperança, muita gente ainda olha para o céu, tentada a ver algo muito além de estrelas.

3 comentários:

  1. Juarez,
    Se os planetas estão alinhados ou não, realidade ou crendice, verdade ou mero fruto dos humanos devaneios, que discutam, investiguem e sonhem todos o quanto queiram. De minha parte estou em sintonia com aqueles que lhe desejam um feliz aniversário e um perfeito alinhamento de seus sonhos com a sua realização.
    Um grande abraço do amigo Vicente Amaral.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Aniversario!!!!!!Felicidades hj e sempre.
    Bjs,
    Laura

    ResponderExcluir