sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Gambá do Futuro

Um dia, um gambá foi dormir pendurado pela cauda no mais alto galho de uma árvore. Quando acordou, viu uma grande serpente ferida, enrodilhada entre ele e o tronco da árvore.
Se eu me segurar”, disse ele para si, “vou ser engolido”. “Se me soltar, vou quebrar meu pescoço.
De repente ele teve uma ideia para disfarçar seu temor.
“Ó, meu amigo aperfeiçoado”, disse à serpente, “o meu instinto parental reconhece em você uma prova nobre e irrefutável da teoria da evolução”. “Sem dúvida, você é O Gambá do Futuro, o sobrevivente mais apto de nossa espécie, o resultado mais bem acabado da adaptação progressiva de se pendurar – você é toda uma cauda!”
Mas a serpente, orgulhosa de sua antiga eminência na história bíblica, era estritamente ortodoxa e não aceitou a visão científica.
Ambrose Bierce, Fábulas Fantásticas (1899)

Nenhum comentário:

Postar um comentário