domingo, 6 de julho de 2014

“Daqui do Alto”: gravação do primeiro DVD das Meninas de Sinhá

Show de gravação acontece dia 11 de julho e será em homenagem à Dona Valdete
 
Meninas de Sinhá. Este nome já virou verbete no dicionário cultural mineiro: são 30 senhoras, que circulam pelos palcos brasileiros com instrumentos em punho, dando rasteira na tristeza, com cantigas de roda contagiantes da alma viva, da mais pura alegria da cultura popular.  
Exemplo de como a arte pode transformar a vida das pessoas, as 30 “meninas-mulheres”, com idade média de 70 anos, gravam seu primeiro DVD em um show que complementa um documentário com cenas externas, gravadas em locais estratégicos, que retratam a diversidade e as características interioranas e urbanas do grupo. O show também vai homenagear Dona Valdete, líder comunitária no Alto Vera Cruz e fundadora do Grupo Meninas de Sinhá, falecida no dia 14 de janeiro deste ano.
Dona Valdete da Silva Cordeiro
As músicas, cuidadosamente escolhidas, ressaltam suas memórias e atividades durante os 17 anos de existência. “São músicas e depoimentos que marcaram nossa criação”, afirmou Dona Valdete Cordeiro, fundadora do grupo. “Muita gente me ajudou a formar este grupo e eles também são homenageados. Fizemos questão de gravar no Alto (Vera Cruz), pois foi aqui que tudo começou e a comunidade ama as Meninas de Sinhá”.
Com patrocínio da Fiat Automóveis, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o DVD “Daqui do Alto” busca valorizar e comprovar a importância de projetos como as Meninas de Sinhá, nos quais mulheres em situação de vulnerabilidade social encontram por si mesmas um objetivo enriquecedor de importância inestimável para suas integrantes que comprovadamente foram transformadas por esta atitude sociocultural, formada por Valdete Cordeiro.
O show de gravação terá Carlinhos Ferreira na direção musical, os músicos acompanhantes são Andinho Santo (violão e Cavaquinho), Felipe Cordeiro (percussão) e Andressa Santiago (violino). Participação especial do Menestrel do Vale do Jequitinhonha Rubinho do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário